O que é diet não engorda? E os carboidratos?

É chamado de diet qualquer produto dietético sem adição de açúcar. Qualquer é recomendável para diabéticos, desde que estejam em seu peso normal, já que, por não possuírem sacarose, não provocam uma elevação rápida da taxa de açúcar circulante (glicemia).

Mesmo não contendo açúcar, entretanto, alguns alimentos diet podem apresentar um elevado teor calórico, como é o caso dos chocolates e de alguns sorvetes, devendo ser evitados por quem precise emagrecer. É muito freqüente a confusão entre os termos diet e light é a denominação reservada aos alimentos com teor reduzido de calorias. Essas duas denominações são muito usadas em dietas e pessoas que querem emagrecer.

Carboidratos engordam?

carboidratos engordam ou emagrecem

Na verdade, as gorduras engordam mais. Durante muito tempo os carboidratos foram considerados os grandes vilões da obesidade. As dietas cortavam pães, arroz, feijão, batata e massas. Hoje sabe-se que o nutriente que mais engorda é a gordura, então como perder barriga comendo carboidratos?

Um excesso de calorias ingerido sob a forma de carboidratos consome uma considerável quantidade de energia para ser transformado em gordura e depositado no tecido adiposo.

Já as gorduras, podem ser armazenadas mediante um gasto de energia muito menor. Além disso, se valoriza cada vez mais o papel do carboidrato como estimulante da serotonina (neurotransmissor cerebral que controla o apetite).

Quando se ingere uma quantidade insuficiente de carboidratos, pode haver uma queda da atividade da serotonina no cérebro e um aumento do apetite ou uma compulsão alimentar. Pacientes que seguem dietas desequilibradas por longos períodos apresentam um risco aumentado de desenvolverem transtornos do comportamento alimentar do tipo bulimia nervosa ou anorexia nervosa.

De uma forma simplificada podemos dizer que os carboidratos são substâncias orgânicas formadas por oxigênio, hidrogênio, e carbono. Podem estar presentes nos alimentos sob a forma simples ou complexa.

Os monossacarídeos, a forma mais simples, são moléculas pequenas com estruturas químicas relativamente simples que são digeridas e absorvidas mais rapidamente.

Glicose, galactose, frutose.

A Glicose é o principal carboidrato que o organismo necessita para prover energia, é freqüentemente referido como o açúcar do sangue, porque é a principal forma pela qual o carboidrato é transportado do sangue para todas as células, tecidos e órgãos.

Os monossacarídeos se combinam-se para formar substâncias chamadas de dissacarídeos.

Mas para que servem os carboidratos ?

A principal função é fornecer energia, textura, sabor, viscosidade, além de ser um agente adoçante. Os carboidratos funcionam como fonte de energia já que a glicose é o combustível preferencial para fornecer energia ao cérebro, e diversas funções metabólicas no corpo.

O que acontece com as pessoas que consomem dietas que não fornecem carboidratos em quantidade suficiente ?

Se a quantidade de carboidratos em uma dieta não estiver adequada, podem ocorrer diversos problemas. Alguns estudos demostram que quando uma pessoa diminui muito a quantidade de carboidratos em uma determinada refeição, a sensação de fome chega mais rápido. Às vezes, a sensação de fome é tão grande que pode haver um ataque à comida, e, geralmente, as pessoas estão tão famintas que não usam nenhum critério para escolher os alimentos mais saudáveis; desta forma, essa atitude colabora para o ganho de peso.

A longo prazo, a pessoa pode vir a sentir-se deprimida, ansiosa, o que pode causar mais vontade de comer.

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